08 de dezembro, de 2023 | 16:29

Ministério da Saúde prevê epidemia de dengue em Minas Gerais

Divulgação
Dados da pasta apontam que, em 2023, 74,8% dos criadouros do mosquito da dengue estão nos domicíliosDados da pasta apontam que, em 2023, 74,8% dos criadouros do mosquito da dengue estão nos domicílios

A Região Centro-Oeste do Brasil deve registrar nível epidêmico de dengue em 2024, conforme previsão divulgada nesta sexta-feira (8) pelo Ministério da Saúde. “Temos muitas pessoas que, por uma situação menor, não tiveram a doença – principalmente crianças e idosos. São os grupos que mais nos preocupam”, avaliou a secretária de Vigilância em Saúde, Ethel Maciel.

Outro alerta da pasta vale para a região Sudeste, sobretudo para os estados de Minas Gerais e do Espírito Santo, onde há potencial epidêmico para a dengue em 2024. No Sul, o Paraná foi classificado como estado com potencial muito alto para casos de dengue e, no Nordeste, os casos devem aumentar, mas abaixo do limiar epidêmico. “Vamos seguir monitorando”, disse a secretária.

Mosquito
Dados do Levantamento Rápido de Índice de Infestação por Aedes aegypti (LIRAa) indicam que 1.506 de um total de 4.976 municípios analisados têm classificação de alerta para infestação do mosquito – o equivalente a 30,2%. Além disso, 189 municípios ou 3,7% têm classificação ainda mais alta, de risco. O restante (3.281 ou 65,9%) obteve classificação satisfatória.

Região
O 4º LIRAa do ano em Timóteo mostrou um índice de infestação de 4,5% do mosquito transmissor da dengue, chikungunya, zika vírus e febre amarela. Longe do índice preconizado pelo Ministério da Saúde, que é abaixo de 1%.
Em Coronel Fabriciano, o último levantamento mostrou que a cidade possui 2,7% de índice de infestação.

Já publicado:
-Com aumento dos casos de dengue e chikungunya, UBSs de Timóteo estendem horário de funcionamento
- Vale do Aço tem mais um óbito de dengue confirmado; Há óbitos também por Chikungunya
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
Mak Solutions Mak 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Paulo

08 de dezembro, 2023 | 21:17

“Povo da dengue de Timóteo nao vistoriam corretamente, so pedem para assinar a folha e vao embora. Ficam morcegando debaixo das arvores. Certo dia, eu disse a moça ( joga veneno nos ralos ), ela disse q nao podia desperdiçar. E ficou o tempo todo com o celular na mao conversando no whats app.. Mas ela esta certa, concursada, ganhando bem. So bater o dedo, dar uma volta na rua, e tchau.”

Envie seu Comentário